quarta-feira, 17 de abril de 2013

Petrobras e SunEdison assinam acordo para construir usina fotovoltaic


Construção da usina, que deve entrar em operação no fim deste ano, faz parte de projeto liderado pela Petrobras no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica


A Petrobras assinou um acordo com a empresa SunEdison, do setor de energia solar, com o objetivo de construir uma das maiores usinas fotovoltaicas do Brasil.  
A construção será em Alto do Rodrigues, Rio Grande do Norte. Assim que finalizada, a SunEdison realizará a operação assistida. A energia gerada será destinada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 
A planta terá capacidade instalada de 1,1 MW e será construída em terreno adjacente à Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira que pertence à Termoaçu S.A., cujo acionista majoritário é a Petrobras. A expectativa é de que esta usina gere 1,65 GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono (base: geração a gás natural). 
A construção da usina faz parte de uma iniciativa liderada pela Petrobras dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  
Esse projeto compreende ainda a construção de uma plataforma experimental (usina modelo), com capacidade para gerar 10 kW, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis do Departamento de Engenharia Elétrica  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), localizado em Natal (RN).
A perspectiva é a expansão da rede de laboratórios para teste e certificação de equipamentos, a melhoria de dados públicos sobre geração de energia solar fotovoltaica, bem como a formação de profissionais de níveis técnico e superior dedicados a esta área.
Aproximadamente, 50 pessoas trabalharão na construção da usina, cujo início das operações está previsto para o final deste ano. A usina será construída com tecnologia da SunEdison. Os 3.672 módulos solares fotovoltaicos multi-cristalinos Silvantis de 290 watts serão instalados com orientadores solares A90 projetados pela SunEdison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário