terça-feira, 22 de setembro de 2009

Segurança, como principal valor no mercado imobiliário.

Em um mercado cada vez mais maduro e aquecido, com estratégias segmentadas para as classes A, B e C, uma situação é homogenia: o cliente em geral está cada dia mais exigente e é conhecedor das regras desse mercado, seja em questões envolvendo financiamento, entrega do imóvel, propaganda, registro da incorporação.
É importante analisarmos essa equação não só pelo ponto de vista mercadológico, mas jurídico também. O advogado Fabrício Scalzilli Diretor-Geral do Escritório Scalzilli de Advocacia que possui na sua carteira de clientes empresas renomadas do setor como Noblesse-Brasil Brokers, Sperinde Imóveis, Mário Espíndola Locações Comerciais e diversas Construtoras, ressalta que a segurança nas transações é um dos principais valores para expansão no mercado imobiliário.

Scalzilli orienta que a realização de um negócio transcende a escolha do imóvel “dos sonhos”; a garantia de que o imóvel adquirido será entregue nas condições contratadas e no prazo previsto é atualmente uma das principais preocupações do consumidor.
Com experiência também de ter trabalhado nas principais quebras de empresas do setor imobiliário, o advogado informa que o mercado está mais maduro, principalmente pela legislação mais rígida, onde as construtoras e incorporadoras devem possuir registro da incorporação e manter contabilidade e controle financeiro independentes de cada obra, dando-se mais segurança e credibilidade ao setor.

O histórico das Construtoras e Incorporadoras nesses quesitos pesa muito na hora da escolha do imóvel.

Os contratos devem possuir cláusulas claras e de fácil compreensão, estabelecendo o valor contratado, condições de pagamento, prazo de entrega do imóvel, cláusula rescisória e de retomada do imóvel, em caso de descumprimento do contrato por qualquer das partes.
As construtoras, por sua vez, devem estar atentas ao histórico deste adquirente, seu cadastro e suas condições de solvência, bem como nunca dispensar uma análise criteriosa de imóveis dados em pagamento, sempre verificando a existência de restrições, riscos de evicção, ainda mais quando a carteira de recebíveis é securitizada.

Para tanto, Scalzilli entende que os corretores, número que não para de crescer, e os profissionais do setor devem se familiarizar com as regras básicas e questões jurídicas e contratuais, para que transações se realizem com segurança e satisfação para todos os lados.

Ganham as Construtoras, as Imobiliárias, os corretores e os consumidores, ou seja, todos que fazem esse pujante mercado crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário