quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Produção de óleo e gás da Petrobras volta a cair em janeiro © 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. Leia mais em: http://www.valor.com.br/empresas/3027146/producao-de-oleo-e-gas-da-petrobras-volta-cair-em-janeiro


A produção de óleo e gás da Petrobras no Brasil voltou a cair em janeiro, na comparação com o mês anterior. A companhia informou hoje que a produção de janeiro atingiu 2,46 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, uma queda de 2,5% em comparação com dezembro. Considerando apenas o volume que cabe à companhia, já excluída a participação dos seus parceiros, a produção de óleo e gás no mês passado foi de 2,36 milhões de BOE/dia.

Somando a produção no Brasil e no exterior, a estatal fechou janeiro com 2,61 milhões de BOE/dia, 2,7% a menos que em dezembro. 

A produção exclusiva de petróleo (óleo mais líquido de gás natural) da empresa no Brasil em janeiro foi de 1,965 milhão de barris/dia, 3,3% a menos que em dezembro. Somada a participação que cabe aos parceiros, o volume sobe para 2,01 milhões de barris/dia.

Segundo a empresa, a queda do volume produzido decorreu, principalmente, do encerramento da produção da plataforma semissubmersível SS-11, que operava o Sistema de Produção Antecipada (SPA) no campo de Baúna, no pós-sal da Bacia de Santos, para preparar a entrada em operação do FPSO Cidade de Itajaí, no mesmo local; do término do Teste de Longa Duração (TLC) na área de Oliva, no pós-sal da Bacia de Campos; da parada programada, para manutenção, da plataforma P-33; e de problemas operacionais na P-53 (Marlim Leste) e  no FPSO Capixaba (Parque das Baleias), na Bacia de Campos.

A queda da produção foi parcialmente compensada pelo início da operação do FPSO Cidade de São Paulo no projeto-piloto de Sapinhoá, em 5 de janeiro, e pelo crescimento progressivo da produção do FPSO Cidade de Anchieta no campo de Baleia Azul, no pré-sal da Bacia de Campos.

A produção de gás natural - sem liquefeito - dos campos da companhia no Brasil alcançou 64.090 mil metros cúbicos por dia, mantendo-se nos mesmos níveis do mês anterior. A produção total de gás, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 70.809 mil metros cúbicos por dia.

(Rafael Rosas e Natalia Viri | Valor)


© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/3027146/producao-de-oleo-e-gas-da-petrobras-volta-cair-em-janeiro#ixzz2MEJzbAe4

Nenhum comentário:

Postar um comentário