Destaco 6 dicas de estratégia coletadas do portal Saia do Lugar com comentários meus.Primeiramente as dicas originais:
São os clientes que estabelecem as prioridades, a estratégia. E não a
concorrência.Sempre faça as coisas simples – Não confunda "Simples" com
"Fácil". Simplicidade sempre.Implementação é tão importante quanto
estratégia - se sua estratégia estiver apenas no papel, ela sempre será
um pedaço de papel.
Pense LocalmenteEm tempos de mudança, nós
(empresas) temos que mudar. – Não fique preso a planos, previsões e
estimativas, baseadas no ano anterior. Pense no mundo como ele está ou
como você gostaria que fosse.Confie nas pessoas. – Permita-lhes correr
riscos, a inovar e experimentar. Dê a chance dele fazer parte da (sua)
equipe.
Leia a origem do artigo aqui.
Agora com comentários:
1. São os clientes que estabelecem as prioridades, a estratégia. E não a concorrência.
Você tem dúvida disto? Aliás, você escuta o seu cliente? Além dos
tradicionais canais de comunicação com o cliente, você conversa com ele
sobre o seu trabalho? As suas expectativas? Ou espera que ele fale por
si só?
Lembre-se, se ele reclamar, ótimo, ainda se importa com você. Agora, ele pode simplesmente te trocar...
Se a concorrência toda está indo para o lado direito, analise se você
deve também ir. Agora, ir porque todos estão indo, pode ser uma bela
caminhada até o precipício...
2. Sempre faça as coisas simples – Não confunda "Simples" com "Fácil". Simplicidade sempre.
Ser simples é uma das coisas mais difíceis do mundo. Normalmente
complicamos o que é simples e o que já é difícil, fica impossível.
Porque fazemos isto? Porque analisamos tudo como se tudo fosse diferente
do que é.
Se você olha uma determinada situação, sempre pense: Devo abstrair os
sentimentos desta situação e ver o que realmente aconteceu antes de
tomar uma decisão. Sem sentimentos, a razão encontra uma saída, mesmo
que exista perda, pois muitas vezes o que podemos fazer é minimizar o
prejuízo e analisar os riscos. Gestão de riscos é isto.
Fazer isto pode não tornar tudo simples (afinal esta análise é individual e particular), mas irá ajudar e muito no resultado.
3. Implementação é tão importante quanto estratégia -
se sua estratégia estiver apenas no papel, ela sempre será um pedaço de papel.
Com certeza. Use o PDCA, ou seja, planeje, faça, verifique e aja! Quer conhecer mais sobre PDCA? Leia aqui.
4. Pense Localmente
Quer dizer, não precisa fechar um negócio com a China para ser bem
sucedido. Você deve buscar negócios nos seus arredores, buscar parceiros
locais e principalmente analisar – daí sim – globalmente. Se você
pensar localmente e analisar globalmente, em termos de estratégia, novas
tendências, etc, as chances de sucesso são excelentes.
5. Em tempos de mudança, nós (empresas) temos que mudar. –
Não fique preso a planos, previsões e estimativas, baseadas no ano anterior.
Pense no mundo como ele está ou como você gostaria que fosse.
Precisamos pensar num mundo ideal para nós, com certeza. O fato de
basear-se em números anteriores, planos e estimativas são formas de
análise, mas não parte do sonho da empresa. Devemos traçar nosso destino
empresarial por nós mesmos e nos utilizarmos do passado como fonte de
inspiração e crítica.
6. Confie nas pessoas. – Permita-lhes correr riscos, a inovar e experimentar.
Dê a chance dele fazer parte da (sua) equipe.
Pessoas são a base da empresa. Permitir a criatividade – desde que
sempre dentro de metas, objetivos e com clareza de onde chegar – é
estimulante e pode proporcionar resultados muito bons.
Enfim,
A estratégia é sempre única e pertence a cada empresa, contudo,
diante destas dicas e mais a sua expertise e vontade, muito mais pode
acontecer e ser feito.
Não fique no papel e no planejamento apenas. Vá atrás do seu sonho dia após dia. Somente assim ele irá virar realidade.
Gustavo Rocha
www.administradores.com.br
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