sexta-feira, 4 de maio de 2012

6 dicas de estratégia

Destaco 6 dicas de estratégia coletadas do portal Saia do Lugar com comentários meus.Primeiramente as dicas originais:

São os clientes que estabelecem as prioridades, a estratégia. E não a concorrência.Sempre faça as coisas simples – Não confunda "Simples" com "Fácil". Simplicidade sempre.Implementação é tão importante quanto estratégia - se sua estratégia estiver apenas no papel, ela sempre será um pedaço de papel.
Pense LocalmenteEm tempos de mudança, nós (empresas) temos que mudar. – Não fique preso a planos, previsões e estimativas, baseadas no ano anterior. Pense no mundo como ele está ou como você gostaria que fosse.Confie nas pessoas. – Permita-lhes correr riscos, a inovar e experimentar. Dê a chance dele fazer parte da (sua) equipe.
Leia a origem do artigo aqui.
Agora com comentários:
1. São os clientes que estabelecem as prioridades, a estratégia. E não a concorrência.
Você tem dúvida disto? Aliás, você escuta o seu cliente? Além dos tradicionais canais de comunicação com o cliente, você conversa com ele sobre o seu trabalho? As suas expectativas? Ou espera que ele fale por si só?
Lembre-se, se ele reclamar, ótimo, ainda se importa com você. Agora, ele pode simplesmente te trocar...
Se a concorrência toda está indo para o lado direito, analise se você deve também ir. Agora, ir porque todos estão indo, pode ser uma bela caminhada até o precipício...
2. Sempre faça as coisas simples – Não confunda "Simples" com "Fácil". Simplicidade sempre.
Ser simples é uma das coisas mais difíceis do mundo. Normalmente complicamos o que é simples e o que já é difícil, fica impossível. Porque fazemos isto? Porque analisamos tudo como se tudo fosse diferente do que é.
Se você olha uma determinada situação, sempre pense: Devo abstrair os sentimentos desta situação e ver o que realmente aconteceu antes de tomar uma decisão. Sem sentimentos, a razão encontra uma saída, mesmo que exista perda, pois muitas vezes o que podemos fazer é minimizar o prejuízo e analisar os riscos. Gestão de riscos é isto.
Fazer isto pode não tornar tudo simples (afinal esta análise é individual e particular), mas irá ajudar e muito no resultado.
3. Implementação é tão importante quanto estratégia -
se sua estratégia estiver apenas no papel, ela sempre será um pedaço de papel.
Com certeza. Use o PDCA, ou seja, planeje, faça, verifique e aja! Quer conhecer mais sobre PDCA? Leia aqui.
4. Pense Localmente
Quer dizer, não precisa fechar um negócio com a China para ser bem sucedido. Você deve buscar negócios nos seus arredores, buscar parceiros locais e principalmente analisar – daí sim – globalmente. Se você pensar localmente e analisar globalmente, em termos de estratégia, novas tendências, etc, as chances de sucesso são excelentes.
5. Em tempos de mudança, nós (empresas) temos que mudar. –
Não fique preso a planos, previsões e estimativas, baseadas no ano anterior.
Pense no mundo como ele está ou como você gostaria que fosse.
Precisamos pensar num mundo ideal para nós, com certeza. O fato de basear-se em números anteriores, planos e estimativas são formas de análise, mas não parte do sonho da empresa. Devemos traçar nosso destino empresarial por nós mesmos e nos utilizarmos do passado como fonte de inspiração e crítica.
6. Confie nas pessoas. – Permita-lhes correr riscos, a inovar e experimentar.
Dê a chance dele fazer parte da (sua) equipe.
Pessoas são a base da empresa. Permitir a criatividade – desde que sempre dentro de metas, objetivos e com clareza de onde chegar – é estimulante e pode proporcionar resultados muito bons.
Enfim,
A estratégia é sempre única e pertence a cada empresa, contudo, diante destas dicas e mais a sua expertise e vontade, muito mais pode acontecer e ser feito.
Não fique no papel e no planejamento apenas. Vá atrás do seu sonho dia após dia. Somente assim ele irá virar realidade.

Gustavo Rocha
www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário