segunda-feira, 5 de abril de 2010

Conselho de Gestão de Crise

Uma empresa em crise, na maioria das vezes, tem vários obstáculos e dificuldades a superar. Não raro, o empresário se sente sozinho e abandonado por colaboradores até então fiéis e antigos parceiros, não sabendo elencar as prioridades e ações a serem tomadas a curto e médio prazo para vencer o estado de crise.
Nesses casos, instituir um Conselho de Gestão de Crise é medida fundamental, muito utilizado por empresas de diversos setores que atravessam momentos de turbulência.
A sua composição geralmente é feita por pessoas estratégicas e de confiança dentro da empresa, bem como por outros profissionais de mercado – um ou dois em média, que, sem a pressão interna, conseguem obter uma visão mais serena e estratégica da realidade. Não há número mínimo ou máximo para a composição de um conselho desta natureza. Já vi o caso de uma grande corporação estabelecer de urgência um conselho com mais de 60 profissionais para atacar determinada deficiência que estava prejudicando a sua imagem no mercado.
O mais importante é que o Conselho de Gestão de Crise seja eficiente e que foque na conjuntura das dificuldades, diagnosticando o cenário, desenhando um plano de salvação, se aproximando dos parceiros, clientes, credores e fornecedores e acima de tudo executando com habilidade as medidas definidas.
As demais áreas da empresa, ao mesmo tempo em que não devem perder seu foco (sistema de blindagem), devem atuar em sinergia com a atual realidade da corporação e em consonância cm as decisões tomadas pelo referido conselho.

Fabricio Nedel Scalzilli
Sócio-diretor do Escritório Scalzilli de Advocacia s/s
Especialista na área de Falências, Recuperação Judicial e Gestão de Crise.
fabrício@escritorioscalzilli.com.br

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