terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sustentabilidade ética

A expressão sustentabilidade no viés socioambiental está cada vez mais constante nas pautas dos governos e nas reuniões empresariais. Para alguns, é modismo, para outros, temática essencial à perpetuação da espécie humana. Durante sua participação no evento Fronteiras do Pensamento, o filósofo Peter Singer elencou como prioridade o cuidado com as mudanças climáticas. Porém, não é apenas na área ambiental que tal palavra é aplicada: no mundo dos negócios, é fundamental saber o potencial de sustentabilidade do empreendimento antes de aportar o capital. Tantas são as aplicações desse termo oriundo do latim (sustentar, apoiar, suportar), que ele deveria ser associado à palavra ética, pois as expressões conciliadas viabilizam uma reflexão mais apropriada sobre como estamos conduzindo a sociedade.

A sustentabilidade ética poderia servir de respaldo para a criticidade sobre eventos que de alguma forma nos contrariam enquanto civilização. Quando um conflito propicia que crianças sejam mortas por armas químicas, o olhar sob o prisma da sustentabilidade ética apontaria que aquelas lideranças envolvidas já não têm subsídio moral ou capacidade de sustentar quaisquer que fossem seus argumentos. Quando um contexto de mercado permite que um menino tenha seus olhos “roubados”, subentende-se que existe demanda: receptadores, profissionais com apurado conhecimento técnico para realização dos procedimentos, enfim, uma cadeia de negócio “sustentável” no sentido de viabilidade econômica, mas inadmissível para a sustentabilidade ética, pois como manter ou suportar tal conduta?

Perspectivas enquanto civilização - o que queremos para o futuro da sociedade? Conforto, status? Sim, por que não. Se conseguirmos conciliar a geração de empregos com a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis: ótimo! Mas, sem premissas básicas como ética e compaixão, não nos sustentaremos nem com todo o dinheiro e as reservas ambientais do planeta.

Alan Triumpho
Professor de sociologia da Fundação Bradesco e gestor de projetos do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Porto Alegre
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=135762

Um comentário:

  1. Prezado Dr.
    Imagine um livro abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa e direcionado ao público leigo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e despertar novos clientes, como fazem as maiores referências jurídicas do Brasil e exterior.
    Desenvolvemos todo conteúdo a partir de informações recebidas com agilidade e custo bem razoável, aplicando 40 anos de experiência.
    Posso enviar exemplos de livros e e-Books produzidos para advogados, preferencialmente por WhatsApp.
    Vale lembrar que empresas voltadas para a área do cliente poderão patrocinar integralmente iniciativas institucionais deste tipo.
    Fazemos também textos para redes sociais ou qualquer outra finalidade.
    Obrigado e até breve.
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849
    www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    ResponderExcluir