quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Por que sua empresa precisa inovar

A inovação é o resultado de um processo empreendedor, que envolve os indivíduos, as empresas, o ambiente e a comunidade, em uma situação de constante movimento. Nesse ambiente existem alguns fatores de complexidade e de competitividade, que levam uma empresa à inovação permanente, e se não inovar morre. Ociclo de vida menor é um desses fatores, uma vez que produtos e processos, matérias-primas e até mesmo profissões estão mudando rapidamente. A todo instante surgem novos produtos e novas tecnologias, para substituir os antigos, fora de uso, quando o mercado consumidor está exigindo novas soluções com inovação e criatividade.
O aumento da concorrência é outro fator que ameaça a empresa tradicional. Vivemos no ambiente cheio de competidores, em um oceano vermelho, muito mais empresas disputando pela mesma fatia de mercado. Aumenta de forma considerável o número de competidores no mercado empresarial.  A abertura de mercados, novas tecnologias e a maior capacitação das pessoas tornaram a luta por clientes, recursos, postos de trabalho, muito mais acirrada. A estratégia de inovar para competir é a mais recomendada pelos consultores especializados em gestão e mercado. Essa é a lógica do capitalismo, de inovar sempre para se manter vivo, e a figura do empreendedor impulsionando o motor  do desenvolvimento.
É preciso criar um novo modelo de negócio ou aperfeiçoar o modelo existente, através doreposicionamento de marcas, como já fizeram as grandes empresas: Natura, Havaianas, Bradesco. O público está cada vez mais exigente por qualidade, excelência no atendimento, inovação de produtos, pontualidade e entrega das demandas no trabalho.  Um outro fator de complexidade do ambiente é a existência de novas e crescentes demandas sociais, cada vez mais evidentes com as últimas manifestações e mobilizações populares por melhorias no transporte público, saúde e educação.
Organizações públicas e privadas são questionadas pela sociedade, nas redes sociais, nos blogs, na Internet, sobre o desequilíbrio social, a poluição, violência urbana, trânsito congestionado, drogas e prostituição infantil. São muitos problemas para os quais necessitam de soluções criativas e inovadoras pra atender às demandas sociais.
A escassez de recursos é uma dificuldade adicional para as organizações, diante de um leque maior de necessidades e oportunidades de ações implementadas, do que de recursos disponíveis para sua operacionalização. Há uma concorrência acirrada pelos recursos que estão  prontos e disponíveis, o problema é que as organizações disputam a mesma fonte dos recursos naturais e da mesma fonte financiadora.
O futuro é imprevisível, por conta da globalização, nações desenvolvidas em crise, dos novos países emergentes, lutas religiosas e econômicas, tudo isso contribuem pra uma necessidade de mudanças e políticas de inovação, de planejamento e gestão para: gerar mudanças e não ser vítimas delas, antecipar às mudanças,  realizar ações que antes não realizava e que não estavam planejadas, criando vantagens estratégicas para oferecer algo que ninguém mais consegue copiar ou criar vantagem de ser o primeiro  a entrar no mercado. Oferecer algo que as outras têm dificuldade de dominar. Oferecer novidade no processo de fabricação e de embalagem, implementar tecnologia, e produto mais personalizado ou customizado. Encontrar a sua competência essencial, fazer algo bem feito e difícil de ser copiado.

www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário