quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bancos brasileiros têm recursos para empresas, mas exigem bons projetos

As empresas que buscam implementar projetos para ampliação de seus negócios contam com recursos financeiros disponíveis nos bancos. Muitas vezes desconhecem que existem diferentes linhas de créditos e, sobretudo, ignoram a necessidade de elaborar projetos de acordo com as exigências bancárias para que as solicitações sejam aprovadas. A disponibilidade de recursos nos bancos é superior à capacidade das empresas em consegui-los, o que ocorre por falta de formulações de projetos que atendam com exatidão às exigências e normas bancárias.
Consideremos, por exemplo, que uma empresa necessite de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), então terá de contratar um consultor para elaborar o Projeto de Financiamento. O custo do trabalho do consultor geralmente atinge 3% (três por cento) do valor do empréstimo, o que, em nosso exemplo, corresponde a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), os quais serão incluídos no valor do financiamento requerido pela empresa. Habitualmente o consultor recebe 50% deste valor durante o desenvolvimento do projeto, antes de sua aprovação no banco, portanto, esse pagamento é feito com recursos da própria empresa. Os 50% restantes serão pagos ao consultor quando o projeto for aprovado, após alguns meses de análise.
Seria ideal que, ao contratar um consultor especializado para realizar o projeto de financiamento, a empresa tivesse uma percepção maior da probabilidade de o projeto ser aprovado. Mas, é possível ter a certeza de que o recurso financeiro será disponibilizado e que o investimento no consultor vale a pena? Sim, é possível.
A Faculdade AIEC, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais e o Sebrae/MG, desenvolveu o MBA em Captação de Financiamento, que prepara o profissional para fazer projetos de financiamento conforme os bancos exigem, tornando maior a possibilidade de sucesso na aquisição dos recursos. O curso proporciona um diferencial no currículo do profissional e abre novos horizontes em sua carreira, ampliando sua área de atuação. O curso também atende às empresas que desejam capacitar seus colaboradores para a realização de projetos de financiamento. Trata-se de um investimento da empresa em capital financeiro e, sobretudo, em capital intelectual. 
www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário