Quem nunca ja ouviu ou até mesmo proferiu a frase “Precisamos vender mais”? independente da situação ou momento essa frase é dita e ouvida em diversos momentos dentro de uma empresa, mas será que ela é a solução para os problemas?
Quem nunca ja ouviu ou até mesmo proferiu a frase “Precisamos vender mais”? independente da situação ou momento essa frase é dita e ouvida em diversos momentos dentro de uma empresa, mas será que ela é a solução para os problemas?
Muitas vezes parece ser óbvio, vendendo mais a empresa fatura mais e com um faturamento maior o lucro é maior e assim todos ficam felizes. Bem, as vezes esse caminho não é bem assim, o que algumas empresas não percebem é que um lucro baixo pode não estar diretamente ligado a vendas baixas, o que elas esquecem é de olhar para dentro e perceber que o problema pode estar muito mais dentro de casa do que fora, por exemplo, seus controles podem não estar claros, seus processos, custos, estrutura de pessoal, finanças e etc.. não são vistos da forma que deveriam e com isso a pressão sobre sempre estar aumentando as vendas aumenta e isso acaba virando de certa forma um ciclo vicioso e perigoso para empresa.
As vezes uma abordagem diferente pode ser a solução para essa questão, uma avaliação detalhada de sua estrutura de custo e processos de fornecimento é muito importante, onde com isso você possa fazer uma segmentação de seus clientes, percebendo quais dão retorno para sua empresa e quais não, e assim adotar estratégias diferenciadas para cada tipo de cliente.
Busque encontrar um equilíbrio, para seus clientes que dão retorno procure os atender ainda melhor, identificando possíveis necessidades e as atendendo de forma a identificar o melhor produto ou aumentar a gama de produtos ou volume que esse cliente consome da sua empresa, buscando sempre perdurar essa relação. E com os clientes que não estão te dando retorno, faça uma analise detalhada, busque também identificar novas formas de atende-los, onde a relação volte a ser vantajosa para ambos os lados, porém se depois dessa avaliação você não tiver escolha, não tenha medo de mandar esse tipo de cliente embora, pois são clientes assim que travam sua empresa. O que clientes assim causam é uma falsa ilusão de giro em seu fluxo de caixa, pois mantendo esse tipo de cliente, suas contas dificilmente vão fechar e com isso você acabara precisando ter outros “bons clientes” que gerem um lucro superior de forma que cubram os “maus clientes” ou senão recorrer a instituições financeiras para financiar seu negócio e o custo dessas operações podem aniquilar sua empresa se você não tiver um ótimo controle sobre isso.
Refaça algumas perguntas simples, veja onde sua empresa pode ser mais eficiente, onde pode melhorar e atender seus clientes de uma forma mais rápida e sem falhas. Os processos estabelecidos hoje são os melhores? Ou podemos fazer de forma diferente? Temos as pessoas certas nos lugares certos? E muitas outras perguntas assim podem ser feitas para que seu nível de eficiência aumente e você ganhe em competitividade no mercado. Com um trabalho bem estruturado sua empresa começa a definir melhor qual mercado quer atuar, qual tipo de empresa quer atender, qual perfil de cliente e assim perceber melhor suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento para que ai sim o aumento nas vendas seja de forma estruturada e focada em uma estratégia bem definida, com indicadores de performance, prazos e avaliações de desempenho bem estabelecidos.
Por tanto, é importante sempre buscar uma abordagem focada na raiz do problema, pois muitas vezes o que parece óbvio pode não ser a melhor escolha, vender mais é ótimo, porém uma estrutura sólida e bem focada é de extrema importância para que isso aconteça de forma estratégica e sustentável.
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/precisamos-vender-mais/70431/
Nenhum comentário:
Postar um comentário