quinta-feira, 23 de maio de 2013

Os 6 passos para uma gestão estratégica eficiente


O termo gestão estratégica é costumeiramente utilizado por empresários de diversos setores da economia. Sejam eles proprietários ou administradores de micros, pequenas, médias ou grandes empresas, sempre escutam e pronunciam este termo, mais em moda do que nunca. Porém, poucos destes líderes empresariais sabem exatamente o significado do conceito "gestão estratégica".

De acordo com o Consultor Ricardo Teixeira, da empresa de consultoria empresarial MITH, "o primeiro ponto que hoje é um grande desafio no Brasil é entender o que é gestão estratégica". Para ele, a gestão estratégica é confundida, muitas vezes, com o setor financeiro ou com a gestão da empresa como um todo.
Para o consultor da MITH, "a estratégia é, na verdade, um olhar por toda a empresa e como ela vai trabalhar realmente de modo sustentável, tendo seu objetivo em foco, assim como os indicadores para medir tais objetivos". Teixeira nos diz, ainda, que o ponto principal da estratégia é criar um direcionamento e um caminho para a execução deste direcionamento.
A partir desta linha de raciocínio, a MITH criou uma metodologia, chamada GEM (Gestão Estratégica MITH). Segundo Ricardo, "a GEM é uma metodologia que entra no mundo do conhecimento da estratégia e cria seis passos para colocar um posicionamento do que é estratégia na visão da MITH, de como vai ser aplicado na realidade do Brasil, das empresas brasileiras".
Os seis passos que levam ao caminho de uma boa gestão estratégica são:
1) Formulação da estratégia.
Você precisa conhecer o seu mercado, os seus clientes, o produto, o ambiente interno, externo, os pontos fortes e fracos. Dentro deste passo você precisa criar conceitos como missão, visão, valores, aonde você quer chegar, análise externa, entre outros componentes.
2) Direcionamento estratégico.
Depois de formular a estratégia, definimos em qual direção a empresa deve seguir, para quais clientes vender, quem são esses clientes, o que vender, o que é valor para a empresa, o que a empresa tem para oferecer, em qual segmento de mercado a empresa vai atuar.
3) Gerenciamento da estratégia.
Após formular e direcionar, existe a necessidade de definir como gerenciar a estratégia. Como criar os objetivos, as metas e os indicadores e definir o que de fato está acontecendo, o que está sendo implantado. Nesta etapa, o objetivo é saber qual a meta da empresa, como medir tal meta, quais são as ações oferecidas para realmente perceber que a meta foi batida e o objetivo conquistado. Neste passo, o gerenciamento atua principalmente sobre os objetivos, metas e indicadores.
4) Alinhamento estratégico.
Neste passo a questão é: como alinhar sua empresa?
Quando a gestão estratégica chega ao alinhamento estratégico, estamos falando mais do nível tático da empresa. Como direcionar a visão da empresa para um nível tático, um nível de projeto e ação. O que fazer para alcançar tal objetivo, qual projeto deve ser implantado na empresa para buscar um objetivo específico? Neste momento começa a existir um pouco mais de prática, de execução de projetos na empresa. Nesta etapa, busca-se alinhar todos os líderes, até chegar ao setor operacional, incluindo todos os funcionários.
5) Execução da estratégia.
Neste passo a estratégia sai do mundo teórico e passa a ser executada no dia a dia. Um exemplo para este passo: um vendedor precisa fazer 10 vendas todos os dias. No final do dia ele tem um relatório, que vai medir sua produtividade. Se não tiver alcançado o objetivo, ele vai chamar seu líder tático, informá-lo da situação e pedir auxílio. Dessa forma, o vendedor terá todo o direcionamento necessário para alcançar êxito.
6) Revisão da estratégia.
É o momento da liderança da empresa analisar se os objetivos foram cumpridos, se a empresa está progredindo. Nesta fase, analisamos as mudanças do mercado. Se existirem mudanças significativas é preciso que a empresa, também, altere seus objetivos. Este momento de revisão serve para sabermos se algo de novo será necessário (como novos indicadores ou maiores recursos financeiros). Neste processo de revisão, a estratégia da empresa pode voltar para a formulação ou diretamente ao gerenciamento, com a mudança apenas dos objetivos a serem atingidos. Quando retorna à formulação é porque existe a necessidade de uma grande mudança, normalmente causada por uma crise.
Após a aplicação destes seis passos (presentes na metodologia elaborada pela MITH) em uma empresa, o consultor estratégico Ricardo Teixeira chama a atenção para uma questão fundamental. Para ele, "é preciso existir um processo contínuo, que não pode ser interrompido. O empresário não pode pensar que vai fazer uma única vez na empresa e acabou. Até porque tudo muda, o cenário econômico vai mudar. Então, é preciso fazer sempre uma revisão, demonstrando que nossa metodologia possui vida, ela é uma mudança do modelo de pensar do empresário, que precisa estar com estes conceitos na mente. Primeiro, ele inicia com o consultor e depois de aplicar e funcionar, o empresário precisa dar vida ao projeto, em um processo contínuo".

Ricardo Teixiera
www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário