quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O que o cenário global pode mostrar para sua empresa?


Ram Charan sugere aos seminaristas analisarem a volatilidade do mercado internacional para entender os novos rumos da economia mundial

Quais são os objetivos de cada indústria, independente do país em que atua? E, de que modo, as grandes mudanças no mercado internacional podem influenciar a gestão de suas atividades?
A partir de questionamentos como esses, Ram Charan convidou importantes líderes presentes no Special Management Program, realizado dia 4 de dezembro no Hotel Transamérica em São Paulo, a praticarem o que ele chamou de ‘um ponto de vista além do horizonte’.
Para o especialista em carreira e coach de importantes CEOs no mundo, os líderes empresariais devem procurar estar atentos a como está sendo organizadas as transações comerciais entre países, pois certamente elas influenciam e influenciarão as atividades do mercado em que você atua.
“É preciso saber como administrar a volatilidade e considerar a influência externa mundial. Por isso, qual é a sua opinião sobre a economia global e, para você, quem é a atual locomotiva da economia global? E por quê?”, questiona Charan.
Responder questões como essas implica em: praticar o que ele chama de exercício mental, aperfeiçoando o know how de captar mudanças externas; e fazer um julgamento realista de para onde o mundo está indo para, então, colocar sua empresa na ofensiva.
“A China e a Índia, já causaram um distúrbio no fluxo tradicional de comércio e na oferta e procura de commodities, reorganizando a economia internacional. Por isso, cada vez mais, a velocidade de ação passa a ser uma vantagem competitiva.”
Olhar de fora para dentro
Praticar o pensamento para o que está acontecendo de novo no cenário internacional demanda leitura, interpretação e conversa. Para isso, Charan alerta que os líderes precisam estar bem informados com conteúdos produzidos pela mídia internacional e também propõe reuniões de periodicidade semanal que fujam dos temas comumente trabalhados no dia a dia.
“Peça para um membro de sua equipe fazer uma apresentação que explique uma mudança externa e o instigue a praticar o exercício de responder perguntas sobre quem se aproveitou e como aproveitou dessa mudança”, sugere o palestrante. Segundo ele, isso pode mudar a atitude de seus subordinados e promover o enxergar de fora.
Além disso, é importante que os líderes estejam sempre em contato com diversos players de outros departamentos e outros setores da economia, sempre perguntando sobre o modo como as pessoas enxergam o panoramam externo.
“Com este treino, seu cérebro vai expandir com novos pontos de vista e informações que nem sempre são especificamente inerentes ao seu negócio, mas o olhar de fora para dentro interconecta suas ideias a partir da percepção dos outros. Isso pode validar suas convicções e é uma maneira eficiente de se manter bem informado sobre as mudanças externas”, afirma.

http://hsm.com.br/editorias/gestao-e-lideranca/o-que-o-cenario-global-pode-mostrar-para-sua-empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário