De acordo com Jeffrey Gitomer,
autor de O Livro de Ouro das Atitudes, criar uma percepção e uma
conscientização sobre atitude são os primeiros passos para adquirir uma atitude
positiva. Poucas pessoas são ensinadas a manter uma atitude positiva desde a
infância e isso não faz parte do currículo escolar.
A maioria delas acredita que tem atitudes mentais positivas,
mas, na prática, ao menor sinal de pressão, desanimam com facilidade e acabam
destruindo o pouco que conseguiram construir em momentos de lucidez. Otimismo e
pessimismo se alternam com predominância do segundo. É a sua mente negativa
conspirando com frequência.
Aposto que se você perguntar a todos os seus amigos a respeito,
muitos vão dizer que se consideram pessoas otimistas, de atitude, capazes de
superar problemas com frequência. É difícil admitir o contrário.
Da mesma forma, você já notou que a atitude mental positiva de
algumas pessoas incomoda? A impressão que se tem é a de que uma pessoa otimista
é alienada, vive no mundo da lua, não tem noção da realidade.
De fato, para muitos, é menos doloroso, ou mais prazeroso,
pensar assim do que tentar mudar a sua própria condição. A síndrome do
"coitadinho" é inerente ao ser humano, utilizada como refúgio e
justificativa para tudo aquilo que a sua atitude mental negativa não consegue
mudar.
O lado ruim de tudo isso é que, quanto mais você avança no
tempo, mais difícil se torna a mudança. Portanto, enquanto ainda é jovem e tem
um bom tanto de vida pela frente, quanto mais rápido você ajustar o discurso e
a sua forma de pensar, mais benefícios vai atrair para sua vida e para seus
negócios.
Em síntese, quanto mais você trabalha sua atitude, menos
vulnerável se torna em relação aos aspectos negativos provocados por ela. Ao
ler as histórias de Akio Morita (Sony), Soichiro Honda, Alexandre Costa (Cacau
Show), Raul Candeloro (Venda Mais) e Eloy D´Avila (Flytour), entre outros, vai
descobrir o verdadeiro valor de uma atitude mental positiva. Todos prosperaram
em meio ao caos.
Agora, vamos transportar tudo isso para o mundo dos negócios. Se
você possui uma atitude mental negativa, o sucesso alheio incomoda, chega a dar
ódio. Por que é que você trabalha tanto para conseguir um pouco e algumas pessoas,
para as quais você não dava nada, continuam prosperado?
Parte disso está diretamente relacionada com os seus modelos e
as suas atitudes comparadas com as do seu suposto concorrente. Não estou
falando aqui de grandes corporações. Refiro-me a pequenas e médias empresas que
ainda seguem lutando para se posicionar no mercado e se manter em pé. O que
acontece nas grandes corporações é uma realidade bem diferente.
Como mudar isso? A reflexão e a resposta para algumas questões
são fundamentais para descobrir de que lado você está. A realidade não muda se
você não mudar a forma de encarar as adversidades que estarão caminhando, lado
a lado, até o fim da jornada, na vida e nos negócios.
1. Você é um empreendedor entusiasmado? Nada pode ser construído sem
paixão e entusiasmo, portanto, ao empreender, coloque toda sua alma nisso,
procure ver o lado bom das coisas e lembre-se de que, para tudo na vida, existe
uma ou mais saídas.
2. Você se considera intimamente feliz? Se o dinheiro for a sua única
esperança de vida, você nunca alcançará essa tal felicidade, portanto, a
despeito de tudo o que possa lhe acontecer nos negócios, e vai acontecer, o que
vai mantê-lo vivo é a sua felicidade interior; com dinheiro ou sem dinheiro,
siga em frente, continue caminhando, pois, as coisas mudam com rapidez.
3. Você tem um bom discurso? Fale sobre o lado bom das coisas,
mantenha um diálogo aberto e positivo, ignore a concorrência, mantenha
distância daqueles que tentam desencorajá-lo, faça exatamente aquilo que a sua
atitude mental positiva manda; priorize palavras que aumentem a sua atitude
positiva.
4. Você focaliza as oportunidades em vez
dos obstáculos? Já
dizia Henry Ford que obstáculos são aquelas coisas medonhas que você quando
tira os olhos do seu objetivo principal, portanto, evite coisas do tipo
"não posso", "não devo", "não quero", "não
vou" e utilize mais frequência "como", "quando",
"o que", "quem" e "quanto".
5. Você procura aprender e crescer todos
os dias? O mundo
dos negócios é muito dinâmico e está em permanente reciclagem, portanto, é
necessário reavaliar o conhecimento todos os dias; não há nada que não possa
ser ensinado e nada que não possa ser aprendido; quanto mais você aprende sobre
o seu próprio negócio, mais eleva a sua própria condição.
6. Qual é a origem da sua motivação? Se o seu negócio, de alguma forma,
existe para ajudar milhares de pessoas, é um bom começo; embora seja necessário
ganhar dinheiro, o desprendimento em relação ao dinheiro vai torná-lo mais útil
e produtivo do que a maioria dos empresários que conheço.
7. O seu sucesso arrasta os outros para o
sucesso? Não há
nada mais encorajador e gratificante do que gerar prosperidade e torcer pelo
sucesso das pessoas que trabalham contigo e dependem do seu negócio; o
propósito de fazer as pessoas mais felizes faz toda diferença no sucesso da
Disney.
Como diz o próprio Gitomer, atitude positiva não tem nada a ver
com o que lhe acontece ou acontece com os seus negócios, mas, o que você faz
com o que lhe acontece ou como você reage a isso.
Pense nisso, empreenda e seja feliz!
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