quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

2013 Está Chegando! Prepare o seu Escritório


Com a proximidade do novo ano as atividades administrativas e financeiras internas do escritório passam por uma revisão e por um realinhamento dos planos organizacionais. De fato estou falando do planejamento da banca para 2013.
Nesta época do ano as sociedades de advogados se movimentam com o objetivo de planejar a gestão, e de dar um passo a frente no que tange a profissionalização dos serviços. Do ponto de vista da administração esta ação é estratégica, e do lado financeiro é notável a presença de um plano para aumentar faturamento e reduzir custos.
Vou elencar alguns pontos relevantes no planejamento do escritório para 2013.
1 - Oportunidades em seu ambiente
Enxergue o potencial da banca e o seu como sócio. Projete as oportunidades no contexto onde você esta inserido. Crie uma alternativa ou um caminho, e mentalize diariamente o que você almeja, por mais distante que o seu objetivo pareça estar.
2 – Prepare um planejamento realista
Definia uma estratégia de aproximação com clientes e potenciais clientes. Reflita sobre o modelo de organização interno no seu escritório. Pense na forma de como são prestados os seu serviços. Defina metas. Pense na tendência do mercado jurídico. Esteja preparado para acidentes e imprevistos na caminhada.  
3 – Capital
Prepare dentro do plano de resultados da banca uma política de retenção de fundos, como por exemplo: fundo de reserva, fundo de capital de giro para reembolsos, fundo de investimento e fundo de marketing jurídico. Trabalhe com segurança e de forma prevista e planejada.
4 – Clientes
Estabeleça um relacionamento seguro e confiante. Não deixe o cliente esperando. Encontre soluções no trato e no atendimento. Pense como os clientes pensam sobre o seu escritório. Converse com o seu cliente.
5 – Assuma riscos
Avalie o nicho de mercado no qual você esta inserido. Analise as oportunidades, e principalmente a sua própria atuação com sócio e como advogado. Evite riscos assumindo a prática de regras, ferramentas, princípios e valores do escritório.
6 – Equipe
Valorize as pessoas através de um plano de remuneração com base na meritocracia. Crie oportunidades de crescimento na carreira destes profissionais. Auxilie nas decisões e nos projetos. Envolva a equipe no grande projeto que é a sociedade de advogados. Capacite-os.
7. Organização
Utilize novas ferramentas de gestão. Mapeie e revise os procedimentos jurídicos, administrativos e financeiros. Reavalie os métodos e práticas utilizados hoje. Defina uma política financeira e um acordo de sócios. Defina objetivos e metas. Crie a visão e a missão da banca.
8. Foco
Melhore a gestão do seu tempo. O segredo do espírito empreendedor é exatamente não desistir perante os desafios, que com certeza acontecem na vida do escritório. Encontre soluções para os problemas. Crie alternativas para a execução do plano. Não perca o alvo!
9. Insistência, persistência, não desista 
Enfrente os obstáculos e os impedimentos, solucione as questões e faça o replanejamento quantas vezes for preciso. Mais do que dados técnicos, planos estratégicos, e a possibilidade de se almejar sucesso como advogado empreendedor é ter o foco e ser perseverante no que você se propôs fazer.
Existem outras variáveis que dão ganho à estruturação de um planejamento, contudo a vida e a história de cada escritório é singular, e a construção do plano estratégico é peculiar a cada banca, considerando o seu modelo de atuação como um todo.
O importante é que os sócios e gestores do escritório pensem de forma sistêmica e voltem as suas forças na preparação da banca para o próximo ano.
Defendo a visão empresarial e a sustentabilidade na advocacia. É possível desenhar este encontro através do planejamento. 
Não espere mais. Prepare o seu escritório!

Por Adnilson Hipólito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário