quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Pensamento Inteligente na Advocacia


Aquilo que temos o poder de fazer, temos também o poder de não fazer.
                                                                                                                                                                                                     Aristóteles
  
“O que elas estão fazendo é dizer: veja, isso é algo que estamos fazendo por você, fique grato e diga obrigado. É melhor que não fazer nada, mas não é tão bom quanto poderia ser”, disse Kaplan a Época NEGÓCIOS.
Kaplan esteve no Brasil e participou de um dia inteiro de painéis e palestras no Strategy Execution Summit 2012, da Symnetics. Dias depois da Rio+20, ele deu um puxão de orelha na iniciativa privada, ao defender que as empresas devem adotar uma postura mais ativista e inovadora.
Gestão não é mais novidade na vida dos escritórios de advocacia. Os gestores buscam cada dia mais a atualização e a capacitação para profissionalizar as bancas jurídicas no seu ambiente administrativo. É assim que se faz.
O que não é tão bom o quanto poderia ser na administração do escritório?
O pensamento do gestor deve ir além das expectativas dos sócios. O advogado nao estuda para advogar? Logo, os gestores estudam para administrar. E a maximização dos resultados por meio de uma visão metódica e sistêmica, e através do planejamento e que se deve estruturar a organização jurídica profissionalmente, como numa empresa de sucesso.
O pensamento sempre deve ser de crescimento, óbvio, mas não o bastante para o escritório que pretende crescer rápido. Três observações importantes neste aspecto:
-       O primeiro desafio é saber posicionar o escritório na onda do crescimento. Não se trata de fazer mais do mesmo, e sim de inovar. 
-        O Segundo desafio e saber explorar a geração do lucro. Mas antes é preciso assegurar que este lucro efetivamente existe. Há escritórios que começam a investir antes que os bons resultados apareçam. 
-    O Segundo desafio esta em saber em que investir e como investir: em novos negócios, novos serviços, novas áreas, em tecnologia, em pessoas, em capital para enfrentar tempos adversos, etc.
É sempre bom lembrar que mesmo as movimentações mais inteligentes na direção das ondas do crescimento nem sempre serão bem sucedidas.
Em seu livro “O X da Questão”, Eike Batista, pronuncia a sua visão 360° graus que serve para todo o tipo de empresa, inclusive para gestão em escritórios de advocacia.
-         Transparência e Ética
-         Humildade
-         Meritocracia
-         Liderança
-         Criatividade
-         Divisão de resultados
-         Capital de risco
-         Paixão
-         Conectividade
-         Pensamento grande
-         Fluidez
-         Disciplina
-         Perseverança
      Sincronizando com:
-         Engenharia de pessoas
-         Engenahria financeira
-         Engenharia jurídica
-         Engenharia ambiental e social
-         Engenharia da comunicacão
-         Engenharia política
“Não existe perfeição no mundo dos negócios. Eu não aspiro à perfeição. Aspiro o êxito. Eike Batista.
Os resultados positivos do escritório aparecem sob dois prismas: a) realização de excelente trabalho jurídico que gera o êxito b)ou, excelente trabalho de gestão interna.
Neste interim, a gestão financeira bem planejada é base para o crescimento do escritório.
Financeiramente, sugiro muita atenção na gestão dos custos e despesas. Um bom exemplo é a seguinte realidade, “… um criador de gado de corte recebe pela arroba do boi o valor estipulado pelo mercado, que é publicado diariamente nos jornais”.
Ele não tem nenhum tipo de influência sobre o valor de mercado. É o preço que ele receberá do frigorífico. Sem influência sobre o preço estipulado pelo mercado, se quiser melhorar a sua margem, terá que ser radical no cuidado com os custos, e ser mais eficaz da porteira para dentro, já que, da porteira para fora, não tem controle e nenhuma influência sobre o preço.
Saber precificar os serviços jurídicos depende de como os gestores administram os custos e despesas do escritório. Pode ser inútil aumentar os preços, tão somente, sem pensar nos custos. Para obter melhores resultados as sociedades devem também cuidar dos seus negócios “da porteira para dentro”, reduzindo custos e despesas e trabalhar a gestão interna com mais eficiência.
Este modelo de gestão exige uma liderança específica da área, com conhecimento e experiência.
O líder é aquele que “se desafia” e “desafia a oporutnidade” de forma planejada, com competência.
Competência é o conjunto de habilidades, conhecimento e atitudes. Isto sim, é importante para o crescimento do escritório. O planejamento aliado à competência das pessoas. Esta ação pode gerar bons resultados.
O líder interno deve administrar o planejamento e os seus liderados para que atinjam resultados. Este líder trabalha mais “da porteira para dentro” do que da porteira para fora. 
Pensamento e reflexão:
O motivo de fracassos, irritações e problemas que as sociedades muitas vezes passam, são frutos da ilusão de que podemos transformar a realidade, mudar as pessoas, o mercado, os clientes, o mundo, etc. Devemos sim alterar este sentido, e motivar o pensamento “da porteira para dentro”. Alterar efetivamente o modelo do pensamento dos diretores e sócios. Assim, as sociedades poderão alcançar resultados positivos mais rapidamente e altamente eficaz.
Sucesso!

Autor: Adnilson Hipólito

http://www.estrategianaadvocacia.com.br/artigos2.asp?id=531


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