terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como você reage ao “não”?

Receber negativas faz parte do dia a dia de qualquer profissional, e achar caminhos alternativos também.

Alguns dos mais bem sucedidos profissionais só conseguiram alcançar seus objetivos após receberem muitas respostas negativas durante o trajeto. O caminho até o êxito é longo, e suportar alguns “nãos” faz parte do processo. Mais do que isso, vencer as recusas que se apresentam ao longo da carreira, em alguns casos, pode ser o elemento que faltava para atingir o sucesso.

Mas o sucesso dificilmente acontece para quem não sabe lidar com estas situações. Deve-se entender que nem sempre uma recusa é uma crítica ruim ao profissional. Há casos em que a negativa se torna uma necessidade para que possamos inverter os resultados e sair de uma situação ruim.

Algumas dicas importantes sobre o que fazer com o “Não”:

 
1 – Foco: você não pode perder a direção de onde você quer chegar. Busque o equilíbrio emocional, controle a ansiedade e tenha sempre claros os seus objetivos.
2 – Flexibilidade: pergunte-se até onde você quer manter o seu sonho e até que parte você pode abrir mão dele. No trabalho, é preciso rever os planos e adaptar-se a outras realidades.
3 – Resiliência: retome rapidamente a vontade de fazer acontecer, tenha segurança em si mesmo. Uma dica é fazer atividades extras que o desafiem, como praticar esportes ou fazer um trabalho voluntário.
4 – Despreendimento: não fique preso ao não. Sofra o que tiver que sofrer mas não se afunde e não generalize. Cada situação é única. Se não deu desta vez é porque tem algo melhor. Não perca tempo.
5 – Faça escolhas: até onde você quer ou está disposto a correr riscos? Se está infeliz vá atrás de outro emprego.
6 – Autoanálise: tente ver se esta negativa não está relacionada com a maneira como você conduz a sua carreira. Se está desmotivado, tente antes envolver-se profissionalmente.
7 – Análise de mercado: às vezes, você tem um produto ou serviço de ótima qualidade, mas o mercado não está precisando dele naquele momento. A partir disso, tente reajustar-se. É nesse ponto que as negativas podem ser um sinal de alerta que deve ser levado em consideração.

Por Simoni Missel
http://feedbackcorporativo.com.br/2012/09/como-voce-reage-ao-nao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário