quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O poder do elogio

Cultivado entre colegas e gestores, hábito do elogio melhora relacionamentos e favorece a produtividade.

No dia em que Cristiano, 30 anos, anunciou que trocaria de turno de trabalho e assumiria a coordenação de outra equipe, recebeu uma comovente homenagem. Os aplausos espontâneos do grupo liderado por ele foram o sinal de que precisava para se certificar de que os 10 anos de trabalho na empresa não foram em vão:

- Foi até mais emocionante do que ganhar um elogio do chefe – conta Cristiano.

A pressão do dia a dia faz com que os reconhecimentos sejam esquecidos. Especialistas garantes, porém que independentemente do cargo, da formação e das qualificações, todo profissional precisa se sentir valorizado. Além disso, o hábito de prestar atenção em atitudes positivas entre colegas, chefes e colaboradores – de preferência elogiando-as – facilita as relações.

A hora certa de elogiar um funcionário é o mais próximo possível que ele estiver de uma atitude positiva ou apresentar um bom desempenho de trabalho.

Diga ao colaborador o que ele fez bem, como você se sentiu com isso e quais serão os benefícios de sua ação para a empresa.

Há, porém, gestores que tem dificuldade de manifestar aprovação. Alguns por medo de cometer injustiça, de provocar ciúme ou de que o colaborador fique acomodado. No entanto, se o elogio é sincero e pertinente, o resultado em geral é positivo. Quando um chefe ressalta uma atitude positiva em um funcionário cria nele a vontade de desenvolver ainda mais novas atitudes positivas.

Algumas dicas interessantes para dar e receber elogios:

Para o chefe elogiar o colaborador:

- Expresse seu apreço quando há realmente motivo para isso.
- Sempre dê créditos a quem tem direito, isso fará com que todos se sintam parte de uma equipe e os estimulará a participar dos processos, ideias e sugestões.
- Caso não tenha o hábito de elogiar comece aos poucos e vá aumentando a frequência progressivamente.
Quando se elogia, é provável que também sejamos elogiados. Para que estas trocas positivas continuem, é importante que se saiba responder a elogios.
- Estabeleça o Dia do Elogio. Nesta oportunidade, encontre um motivo qualquer para elogiar o outro e proibir críticas negativas.
- Mantenha seus elogios focados no trabalho realizado ou na competência do profissional. Elogio sobre a aparência ou o comportamento das pessoas podem ser entendidos como sedução.

Aprenda a receber o elogio do chefe

- Lembre-se de que aceitar cumprimentos não é arrogante nem egocêntrico.
- Sempre há alguém percebendo sua atitudes e desempenho.
- Não seja pessimista. Se você recebeu elogios ao longo do projeto “X”, não responda dizendo que acha que ele falhará a longo prazo.
- Reflita se você tem crenças negativas em relação a elogios.
- Reconheça sua parcela de contribuição. Não há problema em mencionar que os outros também são dignos de elogio pela mesma razão, pois fizeram parte do projeto.
- Retribua o cumprimento a quem o elogiou, desde que não pareça falso.


Por Simoni Missel
http://feedbackcorporativo.com.br/2012/08/palavrinhas_magicas_zero_hora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário