Reuniões estão no topo da lista de vilões da produtividade dentro das empresas. Não todas as reuniões, mas aquelas que acontecem sem objetivos bem definidos e envolvem todos os colaboradores (mesmo aqueles que não fazem parte do projeto debatido) são extremamente prejudiciais para o dia a dia de quem deseja crescer profissionalmente, por exemplo. E isso acontece nas mais diversas áreas, inclusive no mercado de vendas, em reuniões envolvendo clientes e vendedores.
Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo, condena as reuniões improdutivas e criou o que ele chama de declaração de acordo. "São seis informações sobre o cliente que, quando o vendedor tem em mãos antes de entrar na reunião, ajudam a torná-la mais fluida e, consequentemente, mais produtiva", explica.
A lista de informações que o vendedor deve preparar antes de suas reuniões com os clientes, segundo Claudio Diogo, deve conter os seguintes itens:
1) Características do negócio, participação de mercado, tendências e concorrentes
2) De quem e como o cliente compra produtos parecidos com o que o vendedor está oferecendo. O que ele considera (Preço, entrega etc.)?
3) Quais as preocupações e necessidades atuais da empresa do cliente?
4) Como é a relação dele com produtos como os que o vendedor vende?
5) Qual e onde se localiza o nível de exigência de qualidade desse cliente?
6) Quais soluções/produtos ele já utilizou com sucesso no histórico da empresa dele?
É possível obter essas informações de diversas maneiras: em uma pesquisa no site oficial da empresa do cliente, em um bate-papo com antigos fornecedores, colaboradores da empresa e assim por diante. "Independente da forma, o importante é conseguir as respostas para essas perguntas. Elas dão um conhecimento de causa que faz toda a diferença durante a reunião, e ainda a tornam mais produtiva, o que traz resultados positivos tanto naquele momento quanto no resto do relacionamento com o cliente, já que ele sempre se lembrará de quão bem informado você estava".
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