terça-feira, 24 de julho de 2012

6 informações que todo vendedor precisa ter em mãos antes de se reunir com seus clientes. Saiba como tornar esse encontro mais produtivo


Reuniões estão no topo da lista de vilões da produtividade dentro das empresas. Não todas as reuniões, mas aquelas que acontecem sem objetivos bem definidos e envolvem todos os colaboradores (mesmo aqueles que não fazem parte do projeto debatido) são extremamente prejudiciais para o dia a dia de quem deseja crescer profissionalmente, por exemplo. E isso acontece nas mais diversas áreas, inclusive no mercado de vendas, em reuniões envolvendo clientes e vendedores.
Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo, condena as reuniões improdutivas e criou o que ele chama de declaração de acordo. "São seis informações sobre o cliente que, quando o vendedor tem em mãos antes de entrar na reunião, ajudam a torná-la mais fluida e, consequentemente, mais produtiva", explica.
A lista de informações que o vendedor deve preparar antes de suas reuniões com os clientes, segundo Claudio Diogo, deve conter os seguintes itens:
1) Características do negócio, participação de mercado, tendências e concorrentes
2) De quem e como o cliente compra produtos parecidos com o que o vendedor está oferecendo. O que ele considera (Preço, entrega etc.)?
3) Quais as preocupações e necessidades atuais da empresa do cliente?
4) Como é a relação dele com produtos como os que o vendedor vende?
5) Qual e onde se localiza o nível de exigência de qualidade desse cliente?
6) Quais soluções/produtos ele já utilizou com sucesso no histórico da empresa dele?
É possível obter essas informações de diversas maneiras: em uma pesquisa no site oficial da empresa do cliente, em um bate-papo com antigos fornecedores, colaboradores da empresa e assim por diante. "Independente da forma, o importante é conseguir as respostas para essas perguntas. Elas dão um conhecimento de causa que faz toda a diferença durante a reunião, e ainda a tornam mais produtiva, o que traz resultados positivos tanto naquele momento quanto no resto do relacionamento com o cliente, já que ele sempre se lembrará de quão bem informado você estava".
 www.administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário