O Brasil é o segundo país em número de franqueadores, com 2.226
marcas. O mercado nacional de franquias é maior que o dos Estados
Unidos, que tem 1,5 mil marcas. Os dados constam de um estudo da Rizzo
Franchise, empresa especializada no mercado de franquias, com base em
levantamento realizado em 2010.
Com relação ao número de empresas franqueadas, o Brasil cai para a
quarta posição, com 160.272 registros, atrás da China (200.000), Japão
(235.000) e Estados Unidos (784.802).
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF, O Boticário é a
maior rede do setor, com 3.337 lojas, seguida da Colchões Ortobom, que
tem mais de 1,7 mil unidades e do Kumon Instituto de Educação, com mais
de 1,5 mil escolas. O Sudeste é a região que mais concentra franquias,
com 70,5% das marcas. Em seguida, aparece o Sul (17,3%) e o Nordeste
(7,7%). O Centro-Oeste tem apenas 3,6% das marcas e o Norte 0,8%. São
Paulo (51,1%), Rio de Janeiro (12,7%) e Paraná (8,2%) são os três
estados com maior número de sedes de franquias.
O levantamento aponta Goiânia e Anápolis como as melhores cidades de
Goiás para se investir em uma franquia. Em Goiânia, indica a pesquisa,
os melhores setores são, pela ordem, Automotivo, Hotelaria e Turismo,
Educação e Treinamento, Saúde e Beleza, Construção, Vestuário e
Acessórios, Livrarias, Alimentação, e Infantil. Já em Anápolis são
citados Educação e Treinamento, Automotivo, Construção e Mobiliário,
Infantil, Alimentação, Saúde e Beleza, Hotelaria e Turismo, Vestuário e
Acessórios, e Livrarias.
Por Wilson Lopes , Agência Sebrae
www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário