segunda-feira, 27 de junho de 2011

A febre das franquias

Em 2010, surgiram mais de 280 novas redes de franquias no país. O que fazer para tirar o melhor proveito desse modelo de expansão?

A primeira sala de aula da rede de cursos profissionalizantes Prepara ficava num escritório acanhado na pequena revenda de softwares e computadores que o empreendedor Rogério Gabriel, de 46 anos, tinha em São José do Rio Preto, no interior paulista. Era o ano de 2004 e ele pensava em ensinar conceitos básicos de informática para muitos de seus clientes.

\'"Parte dos frequentadores da loja eram pessoas simples que viviam nas cidades vizinhas", diz Gabriel. "Depois de comprar um computador, muitos me pediam que eu os ensinasse a usar as máquinas." Em menos de seis meses, os cursos já representavam 20% do faturamento. "Fiquei tão impressionado com os resultados que decidi fechar o negócio original para me dedicar aos cursos, que pareciam ser algo mais promissor", afirma Gabriel.

Quase sete anos depois, a Prepara tem mais de 330 unidades — 328 delas franqueadas — em 23 estados do país. As receitas chegaram a 116 milhões de reais no ano passado, 35% mais do que em 2009. Boa parte dos recursos para financiar o crescimento não veio de sócios, investidores ou empréstimos bancários, mas de mais de 230 outros empreendedores que hoje são donos de franquias da rede — cada um deles precisou fazer um investimento inicial, incluindo a taxa de franquia, de 80 000 reais.

"Como eu não tinha meu próprio dinheiro para investir, decidi criar uma rede para dividir os custos do crescimento com os franquea¬dos", afirma Gabriel. O fundador da Prepara faz parte de um grupo crescente de empreendedores que têm escolhido crescer por meio de franquias. O modelo está na moda. Nos últimos três anos, surgiram quase 1 000 novas redes no país. O setor movimentou no ano passado 254 bilhões de reais, fazendo do Brasil o quinto maior mercado do mundo em receitas e o segundo em número de empresas.

Em 2010, foram abertas pouco mais de 280 novas franqueadoras, das quais 90% se originaram de negócios com até 100 milhões de reais de receitas ao ano, segundo um levantamento da consultoria Rizzo Franchise, de São Paulo. É como se, a cada dia útil, pelo menos um empreendedor decidisse franquear sua marca. "Muitos pequenos e médios empresários estão vendo nas franquias o modelo de expansão mais adequado a quem quer crescer aceleradamente", diz o consultor Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise. "O setor vive uma febre no país."

Fonte: Exame 

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