quinta-feira, 5 de maio de 2011

FRANQUIA: NEGÓCIO QUE VALE A PENA!

O sistema de franquias, ou franchising, é uma operação muito dinâmica, existindo, ainda, inúmeras oportunidades a desenvolver neste ramo.
As franquias são, atualmente, utilizadas em diversos países, e no Brasil encontra-se, verdadeiramente, entre os contratos nominados desde a vigência da Lei 8.955 de 14 de dezembro de 1994 que o regulamenta. Conforme noticia a Associação Brasileira de Franchising, esta espécie de contrato tem crescido continuamente nos últimos anos (20% ao ano), fazendo do Brasil, hoje, o 3º maior país franqueador do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e Japão. Com faturamento anual na faixa de R$ 28 bilhões, o franchising atrai o empresário que deseja promover a expansão de seus negócios rapidamente, sem precisar investir muito. Por outro lado, seduz todo aquele que sonha em ter seu próprio negócio, com a segurança e as vantagens de uma marca de renome e sucesso já consolidada.
O contrato de franquia é altamente vantajoso para quem pretende operar o seu próprio negócio, além de oferecer uma oportunidade única de se desenvolver com uma marca já conhecida, com um conceito de negócio já aprovado e dotado de credibilidade pelo consumidor, e que depende única exclusivamente dos esforços e dedicação do franqueado. O franqueador deve fornecer ao franqueado além do know how e metodologia de trabalho, manuais demonstrativos e todo o apoio técnico necessário a fim de garantir a qualidade e a consistência daqueles estabelecimentos que usam e expandem a marca franqueada. Em contrapartida, cada franqueado deve aderir ao regramento da franqueadora, de modo a manter a padronização e o fundamento da marca.
O histórico, a metodologia de negócio e a funcionalidade da franquia podem ser conhecidos através da leitura da Circular de Oferta e Franquia (COF), que deve obrigatoriamente ser entregue ao potencial franqueado. O verdadeiro sucesso do contrato de franquia se encontra numa boa relação entre franqueador e franqueado, porquanto a sorte de um depende do sucesso do outro.

Fernanda Araujo Silveira, OAB/RS 75.331
Advogada da Área Empresarial do Escritório Scalzilli de Advocacia
Fonte:http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/interna/index.asp?codA=15&codAf=200&origem=artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário